A descarga de fundo de caldeira para a retirada de impurezas e lodo é um processo de vital importância para o bom funcionamento e conservação de caldeiras, vasos pressurizados e equipamentos de mesma natureza.
Porém, a descarga manual é danosa e pode não ser feita da forma correta e periódica. Com isso a caldeira pode perder eficiência e problemas mais sérios podem acontecer.
Para evitar esses problemas, a automatização da descarga de fundo de caldeira vem ganhando cada vez mais adeptos nas indústrias, principalmente em razão dos benefícios que podem trazem.
Conheça as diferenças da descarga manual e automatizada e veja se realmente vale a pena investir em uma válvula de descarga de fundo automática.
Por que ter uma válvula de descarga de fundo de caldeira?
Em caldeiras, o processo de vaporização e reposição de água é contínuo e implica na formação e concentração de muitas impurezas.
Para evitar a incrustação dessas impurezas nas paredes, são comumente adicionados produtos químicos à água capazes de modificar a natureza das impurezas. Esse acréscimo dá origem a partículas que se depositam no fundo da caldeira sob a forma de lodo.
Porém, o acúmulo progressivo das incrustações pode provocar tensões térmicas capazes de rachar as paredes da caldeira ou trincar os rebites. Se esta camada atingir os tubos, as tensões podem ainda ser agravadas pela consequente retenção do calor, podendo levar à caldeira ao colapso.
Para evitar a ocorrência destes problemas recomenda-se a extração periódica do lodo. Para isso você deve adotar válvulas especialmente projetadas para uso no fundo das caldeiras.
Válvula de descarga de fundo: Válvula Manual ou automática?
Há duas possibilidades para realizar a descarga de fundo de caldeira. Uma manual e outra automática. Mas você sabe dizer qual é a melhor opção?
Em um primeiro momento, as válvulas de descarga de fundo de caldeira manuais são mais atrativas do ponto de vista econômico, pois são comparativamente mais baratas que as automatizadas.
Entretanto, nos modelos manuais, há necessidade de a descarga ser feita em um período determinado de tempo e também em um intervalo específico, ou seja, a descarga de fundo manual torna-se uma operação repetitiva (algumas caldeiras exigem abertura de meia em meia hora) e que consome mais energia. Também é mais trabalhosa e, por vezes, imprecisa.
Para evitar tais problemas, muitas indústrias optam por automatizar esse processo, que mesmo tendo um custo mais elevado, permite que a indústria conquiste muitos benefícios.
Ao fazer isso, será possível obter grande economia de energia, evitando o desperdício de água quente tratada e ganhando também com a precisão e regularidade do tempo dos intervalos e das descargas.
Com esse tipo de válvula automatizada, o responsável pela caldeira pode trabalhar de forma mais tranquila sabendo que as descargas ocorreram no tempo adequado e da forma adequada, sem gerar problemas em seus equipamentos decorrentes do excesso de lodo.
Dessa forma se sua caldeira ainda não tem descarga de fundo automática, ou se ela está apresentando problemas de vazamentos pelo tipo de descarga atual vale muito a pena investir um pouco mais em um equipamento mais seguro e eficiente.
Eficiência e maior eficácia na descarga de fundo de caldeira
Várias são as opções em válvulas de descarga de fundo de caldeira que as indústrias podem adotar. Mas, se você quer eficácia e eficiência vale conhecer as válvulas de descarga de fundo MBX, como o MBX-50A.
Em função da sua forma construtiva, as válvulas de descarga MBX propiciam maior empuxo, gerando maior arraste e remoção dos resíduos sólidos depositados no fundo da caldeira.
Estas válvulas também apresentam coeficiente de vazão significativamente menores quando comparadas com as válvulas globo e de esfera, proporcionando economia de água, produtos químicos, combustíveis e energia.
A válvula de descarga de fundo automática MBX tem as seguintes características:
- Pressão de 300 lbs;
- Temperatura: 450ºC;
- Elevada robustez;
- Permite maior empuxo, gerando maior arraste de lodo.
Por fim, essa válvula é acionada por ar comprimido seco, isento de pó e óleo de pressão de 6,0 bar.
Quer saber mais? Então conheça a válvula de descarga rápida automática de lodo para caldeiras da MBX.
0 comentários