Em diversos setores da indústria, válvulas são acessórios essenciais para a rotina e segurança no uso de diversos equipamentos. Válvula de bloqueio e isolamento, por exemplo, são fundamentais e fazem a diferença em locais com tubulação de fluidos, indústrias de petróleo e gás e, indústrias no geral.
Apesar de apresentarem nomes com certa similaridade a ponto de causar confusão entre leigos, a válvula de bloqueio e a válvula de isolamento possuem algumas diferenças e englobam suprimentos bastante diferentes dentro da indústria.
O que é a válvula de bloqueio e o que é a válvula de isolamento?
Com ampla usabilidade em diversos segmentos industriais que fazem uso de tubulações de fluidos, os tipos de válvulas de bloqueio e de isolamento possuem a mesma qualidade e resistência.
Apesar da designação ser semelhante, elas apresentam aplicações distintas, resultando em diferenças significativas que precisam ser conhecidas.
Válvula de bloqueio
A válvula de bloqueio é destinada primordialmente a estabelecer ou interromper o fluxo, isto é, só devem funcionar completamente abertas ou completamente fechadas. Assim, quando fechada, essa válvula não permite a passagem do fluido pela tubulação. Ela é fundamental em processos industriais, pois permite rápido controle de vazamentos indevidos.
Entre as válvulas de bloqueio, vale destacar válvulas industriais do estilo borboleta, esfera, gaveta, globo e agulha.
Válvula de isolamento
As válvulas de isolamento são responsáveis por isolar uma parte do sistema. Com duas entradas, este modelo de válvula permite isolar completamente um trecho.
De fato, essa função é bastante parecida com a válvula de bloqueio, mas vale destacar uma diferença importante: enquanto um lado da válvula de isolamento é vedado, outro mantém seu funcionamento normal.
Além disso, a válvula de isolamento sempre fica aberta, podendo ser fechada somente em caso de manutenção. Por essas características, o uso mais comum deste acessório ocorre em empresas de mineração, energia elétrica e empresas do ramo da química.
As válvulas com este propósito são: válvula de bloqueio absoluto e válvula de retenção.
Principais diferenças entre a válvula de bloqueio e de isolamento
Como vimos através da designação de cada um dos modelos de válvulas industriais, a principal diferença está no padrão de funcionamento delas.
Dessa forma, as diferenças mais importantes entre esses modelos de válvulas industriais são:
- A válvula de bloqueio interrompe um fluxo por completo;
- A válvula de isolamento tem por característica isolar uma determinada parte de um sistema, mantendo a outra aberta;
- A válvula de bloqueio funciona de forma plena somente quando se encontra totalmente aberta ou totalmente fechada;
- A válvula de isolamento fica sempre aberta, sendo fechada somente para a realização de processos de manutenção;
- A válvula de bloqueio tem seu uso comum para diversas linhas de uso geral;
- A válvula de isolamento é mais específica, podendo ser usada em empresas químicas, de geração de energia elétrica, de mineração, entre outras.
Por fim, mesmo com todas essas diferenças, vale ressaltar que dependendo da situação e da aplicação, um mesmo modelo de válvula pode ser usado para bloqueio ou para isolamento, dependendo do projeto aonde as válvulas serão empregadas.
Além disso, independentemente da válvula adotada, é fundamental priorizar a qualidade. E a instalação deve ser feita por um especialista para evitar qualquer tipo de problema que possa comprometer o funcionamento.
Para saber mais sobre as principais válvulas e suas funcionalidades te convidamos a continuar no blog da MBX.
0 comentários