A quarta revolução industrial, ou simplesmente Indústria 4.0, definitivamente já faz parte das indústrias via uso de sensores, IoT, Big Data e IA. Mas você sabia que a automação de caldeiras também é parte importante de toda essa revolução tecnológica, permitindo a oferta de vapor com a máxima eficiência?
Em processos industriais, o vapor (gerado por caldeiras) é um elemento amplamente utilizado. Sendo assim, a eficiência na geração de vapor depende dos ganhos em produtividade dos geradores de vapor que, por consequência, podem ser melhorados via automação de caldeiras.
Dessa forma, por meio da automação de caldeiras, a indústria terá maior produtividade, otimizando a geração de vapor e trazendo melhores resultados ao setor. Diante disso, convidamos você a entender o que é a automação e porque sua aplicação em caldeiras trará maior produtividade ao setor industrial.
Indústria 4.0 e a automação de processos: Maiores produtividades e eficiência
No atual contexto da sociedade, as indústrias são um setor que constantemente busca ações para melhorar a produtividade de seus processos, seja pela redução da necessidade de retrabalho, seja pela adoção de processos mais eficientes. Cabe às inovações 4.0 oferecer soluções que ajudam a resolver tais necessidades.
Por meio dos conceitos associados à Indústria 4.0, cada gestor industrial conseguirá traçar cenários dentro da sua organização, que permitirão a adoção de mudanças e melhorias no ambiente produtivo da indústria, ajudando sempre a otimizar processos.
Entende-se por otimização de processos industriais o esforço da organização dirigido para garantir:
- Maximização da produtividade;
- Maximização da segurança operacional;
- Minimização dos custos operacionais.
Sendo assim, o enfoque que se quer dar é manter os níveis de produtividade e eficiência o mais alto possível, permitindo melhor controle e uma dosagem mais cuidadosa de todas as variáveis medidas dentro da indústria.
Benefícios da automação de caldeiras
Mais que alcançar o melhor resultado produtivo, otimizar atividades industriais também envolve um melhor planejamento para que os equipamentos e sistemas possam desempenhar bem e atingir a máxima eficiência.
Podemos tomar como exemplo o uso de uma variada gama de sensores e dispositivos utilizados em caldeiras industriais, permitindo a promoção da otimização no uso destes geradores de vapor.
Em um primeiro momento, a automação de caldeiras elimina a necessidade da elaboração de tarefas repetitivas das mãos dos trabalhadores, que passam a ser desenvolvidas automaticamente por máquinas.
Além disso, por meio da automação de caldeiras será possível reduzir o consumo de combustíveis e aumentar a eficiência na geração de vapor, principalmente devido a um processo de combustão mais eficiente, com melhoria da relação entre ar e combustível.
Com o uso de muitas ferramentas há a possibilidade de fazer um completo monitoramento da caldeira, além da análise de dados em tempo real, fatos que permitem melhor gestão do processo de combustão realizados pelas caldeiras industriais.
Assim, ao dar preferência à automação de caldeiras em seu empreendimento, o gestor passa a desfrutar de uma série de benefícios, como:
- Limitação da emissão de poluentes para a atmosfera;
- Decréscimo nos riscos de acidentes de trabalho entre operadores;
- Maior capacidade de gestão de dados e informações; e
- Maior gerência sobre a produção.
Ferramentas e soluções associadas à automação de caldeiras
Para promover a automação de caldeiras, muitas são as ferramentas e soluções que podem ser adotadas pela indústria. Vale citar:
Controle de Nível – Através desta ferramenta, é possível manter o nível da caldeira dentro do valor ajustado do set point, permitindo o abastecimento contínuo de água de acordo com a necessidade em função da produção de vapor da caldeira.
Controle de Combustão – essa ferramenta de automação de caldeiras permite medir a pressão do vapor do equipamento. Com isso, modulam-se os ventiladores de ar primário, secundário e combustível, conforme set point ajustado para pressão, gerando uma economia de combustível considerável.
Descarga de Fundo Automática – Trabalhando em ciclos, essa solução permite gerar um controle mais fiel da descarga do lodo. Com isso, aumentará a vida útil do equipamento, pois irá evitar erros de operação que geram desperdício de água.
Indicação de Temperatura em tempo real – Mostra a temperatura da água de alimentação, ar primário após o pré ar, gases antes e após pré ar. Com essa informação o operador pode monitorar e ter melhores informações sobre o comportamento de operação da caldeira.
Como podemos ver, a automação de caldeiras oferece muitas possibilidades, que permitem aumento da produtividade e lucratividade da fábrica.
Aproveite este conteúdo e veja mais informações sobre caldeiras no blog da MBX Máquinas.
0 comentários