Bastante utilizadas em maquinários, das mais diferentes variedades, as juntas de vedação industrial são componentes indispensáveis para proporcionar maior segurança e otimizar diversos procedimentos realizados na indústria.
Entretanto, mesmo sendo um componente relativamente simples, muitos profissionais não sabem como a vedação industrial funciona, nem que existem diferentes tipos de juntas de vedação.
Por isso, vale conhecer as principais juntas de vedação industrial e quais são as mais adequadas para cada necessidade, confira:
O que são juntas de vedação industrial?
Em indústrias, a adoção de um sistema de vedação industrial é essencial para diversos segmentos. A função desse dispositivo é a de impedir que fluidos sólidos, líquidos ou gasosos passem do ambiente externo para o interno.
Esse tipo de vedação ajuda a evitar contaminações do ambiente, além de prevenir danos que possam prejudicar o funcionamento das máquinas e equipamentos. Evita ainda a ocorrência de desgastes, falhas ou erros que atrapalham a produção industrial.
A vedação industrial é feita dos mais diferentes materiais, seguindo rígidas normas de qualidade, definidos por organismos nacionais e internacionais. Exatamente por isso, alguns são os tipos específicos de juntas de vedação para cada necessidade.
Principais tipos de juntas de vedação industrial
Um erro que nunca pode acontecer no ramo industrial é fazer uma escolha equivocada da junta de vedação industrial. Se isso ocorrer, há a possibilidade de vazamentos e falhas entre as superfícies e os flanges, comprometendo os resultados e a segurança da atividade.
Para evitar isso, é preciso acertar na escolha da melhor junta de vedação. Confira abaixo 3 tipos de juntas de vedação industrial mais utilizadas no setor industrial:
Papelão Hidráulico
Este tipo de junta de vedação é a mais utilizada no setor industrial, principalmente por ser mais barata. Ela é fabricada em borracha NBR (nitrílica) e misturada a diferentes variedades de fibras. Estes modelos são constituídos por meio das combinações de fibras, elastômeros e aditivos.
Essas composições resultam em materiais com características diferentes que abrangem muitas aplicações. Abaixo, serão apresentadas quatro variedades de juntas de papelão hidráulico.
- Juntas de fibra inorgânica – Apresentam alta estabilidade térmica, sendo indicadas para a confecção de juntas de vedação e utilizadas para serviços de alta temperatura e pressão. Apresentam ainda alta resistência química, tornando-as compatíveis com muitos produtos químicos.
- Juntas de papelão hidráulico de amianto – são mais utilizadas em flange de tubulação ou de equipamentos, pois suportam temperaturas e níveis de pressão mais altos.
- Juntas de papelão hidráulico de celulose – São fabricadas a partir de fibras de celulose, borracha nitrílica NBR e cargas reforçantes. Além disso, são isentas de amianto e suportam temperaturas de 210ºC e 50 bar de pressão máxima. Possuem como maior atrativo o fato de apresentarem baixo custo.
- Juntas de papelão hidráulico de fibra de aramida – são constituídas de borracha nitrílica NBR e carga reforçante, permitindo que elas suportem temperaturas de 400ºC e 110 bar de pressão máxima. Apresentam excelente custo-benefício, sendo amplamente vendidas no mercado.
PTFE (politetrafluoretino)
Os produtos PTFE destacam-se por serem inertes, atóxicos e resistentes aos infortúnios, tornando-as compatíveis com a maioria dos fluidos, atendendo aos mais variados segmentos industriais.
Esse tipo de junta de vedação industrial apresenta alta resistência química, atendendo todas as faixas de pH (0 a 14) sem causarem contaminação. Por essa característica, é indicada para vedação de alta performance em que não pode ocorrer vazamentos de fluido em quaisquer hipóteses.
Outro destaque da junta de vedação industrial PTFE é que ela pode ser usada em qualquer tipo de flange. Além disso, a exposição à água não oferece risco, assim como o uso em ambiente corrosivo.
Entre as principais vantagens da PTFE, tem-se:
- Maior selabilidade;
- Fácil de instalar;
- Isento de amianto e grafite;
- Altamente compressível
- Atoxidade;
- Excelente resistência química.
Grafite Flexível
A junta de vedação de grafite flexível é a mais segura para condições severas de serviços. Ela é fabricada a partir da expansão e calandragem do grafite natural puro (95% a 99% de pureza). Tende a apresentar selabilidade maior que as demais por apresentar resistência à flutuação de temperatura, com alta resistência química e condutibilidade térmica e elétrica.
O principal ponto de atenção é que em atmosferas oxidantes e em condições acima de 450ºC, a utilização exige uma análise mais minuciosa, principalmente por serem mais caras entre as opções.
Gostou de saber mais sobre as principais juntas de vedação industrial? Então conheça a Junta de vedação para boca de inspeção de caldeira da MBX.
boa tarde tudo Bem graças a Deus com vc
gostaria de se Informar sobre um anel de vedação q utilizamos
aq na firma para alta Temperatura
OLá Rodolfo faremos o contato via email com você para tentar lhe ajudar