Todos os profissionais que atuam no ramo da indústria sabem que um dos assuntos que mais se ouve falar neste segmento é a busca pela eficiência energética em caldeiras.
Diante disso, entenda porque a indústria deve alcançar a máxima eficiência energética de caldeiras e quais são os pontos que influenciam neste processo.
Importância da eficiência energética em caldeiras
A utilização de calor é essencial nos principais processos de fabricação de muitas indústrias, tanto que é consenso o entendimento de que, sem o calor, não existiria a sociedade moderna.
De um modo quase absoluto, estes fluxos de calor são conseguidos a partir de sistemas de vapor (como caldeiras). Porém, com a elevação dos custos, a busca pela eficiência energética em caldeiras se tornou uma constante.
Basicamente, este conceito é representado pela relação entre a energia útil disponibilizada e a energia total consumida.
Ao conseguir isso, a indústria consegue:
- Redução de despesas;
- Menor impacto na ordem ambiental, tornando a produção mais sustentável;
- Valorização da imagem da empresa perante à sociedade
Estes três pontos mostram a real importância da busca incessante pela eficiência energética de caldeiras. Para isso, cabe à indústria organizar ações para evitar que “dinheiro e poluição saiam pela chaminé” ou ao menos que estes efeitos sejam reduzidos.
Fatores que exercem influência na eficiência energética de caldeiras
A eficiência energética de qualquer caldeira é representada pela eficiência na conversão da energia contida no combustível necessária para se produzir vapor (energia).
Diante dessa definição, fica fácil constatar que a eficiência energética das caldeiras depende do melhor uso possível do combustível de forma a diminuir o desperdício de energia térmica.
Mas, questões operacionais também exercem influência na caldeira, afetando a eficiência. Dentre essas questões, pode-se citar:
- Percentual de purgas na caldeira em excesso;
- Temperatura da água de alimentação;
- Reduzido poder calorífico do combustível, associado ao teor de umidade;
- Vazão em excesso de gases da caldeira;
- Falhas relacionadas ao isolamento térmico da caldeira;
- Caldeiras mal reguladas, dificultando a queima;
- Combustível não convertido, representado pelas cinzas
Além destes fatores, a presença de incrustações e demais sujidades nas superfícies de trocas térmicas dentro de caldeiras e a ausência de manutenção preventiva também comprometem a eficiência energética de qualquer caldeira.
Dicas para melhorar a eficiência energética da sua caldeira
A conquista da eficiência energética da caldeira deverá passar, necessariamente, pela otimização de todos os fatores que relatamos anteriormente. Para isso, você deve considerar alguns pontos.
O primeiro ponto é conhecer a temperatura dos gases de exaustão. Se a temperatura estiver mais baixa, a performance pode estar boa, porém no longo prazo a vida útil da caldeira pode ser comprometida, pois, tem a possibilidade de começar a ocorrer condensação dos gases.
Por outro lado, se a temperatura dos gases estiver muito alta vale adotar recuperadores de calor, caso do economizador, melhorando assim a eficiência.
A qualidade da água de alimentação também é um ponto de suma importância. Para isso, a recomendação é considerar as indicações da caldeira utilizada, assim como os padrões de qualidade e o nível de pureza necessário para o vapor.
Realizar a medição dos gases é também uma ação imprescindível para saber o quão eficiente está a queima do combustível.
A medição dos gases irá informar:
- Se a queima está completa ou não e qual a razão quando não é incompleta;
- Se o calor desprendido na fornalha está sendo bem aproveitado e;
- Se o volume/quantidade de ar durante a queima é ideal.
Por fim, garantir a limpeza das caldeiras é outro ponto de importância. Ao retirar sujidades e incrustações, o ganho em eficiência e redução no consumo de combustível será bastante positivo.
Neste último caso, vale muito a pena utilizar o MBX 2000. Essa é a solução da MBX que promove a limpeza interna de tubos de aço, retirando sujidades e melhorando a eficiência energética.
Saiba muito mais sobre caldeiras e seus principais acessórios acessando o blog da MBX.
0 comentários