Caldeiras são equipamentos responsáveis por gerar vapor que será utilizado em vários processos e aplicações de aquecimento dentro da indústria.
Para produzir esse vapor, essas caldeiras precisam ter constante reposição da água, realizadas por bombas d’água que não podem falhar. Mas, se falharem, devemos acionar manualmente um dispositivo, o injetor de água.
O injetor de água é um dispositivo mecânico bastante importante, principalmente por garantir a mantença da alimentação de água em caldeiras, na ausência de fontes de energia externas, sendo essa, inclusive uma exigência presente na NR-13.
Saiba o que é um injetor de água em caldeiras e conheça sua importância para indústrias que precisam gerar vapor com eficiência e segurança.
O que é e qual a função do injetor de água em caldeiras?
O injetor de água é dispositivo mecânico muito importante para garantir a segurança das caldeiras. O injetor de água é também uma exigência presente na norma regulamentadora número 13 (NR-13).
Sua função principal é de suprir a alimentação de água nas caldeiras em casos de parada da bomba d’água movida por energia elétrica.
Nestas caldeiras quando há uma falta de energia elétrica, o combustível sólido, que está no interior da fornalha, continuará queimando e produzindo calor por um determinado período de tempo como se a caldeira ainda estivesse em operação.
O que acontece, entretanto, é que esse calor residual é suficiente para vaporizar a água da caldeira, secando os tubos que estão na fornalha expostos a altas temperaturas.
Esta exposição a altas temperaturas sem o resfriamento pela água, vai ocasionar a perda da resistência mecânica dos tubos, podendo até causar o colapso total da caldeira.
Para que evitar esse fator extremo, o injetor será colocado em operação e utilizará o próprio vapor gerado para injetar água na caldeira, garantindo assim a segurança desse equipamento.
Injetores utilizam o próprio vapor gerado pelas caldeiras
Como já salientado, os injetores são caracterizados como um mecanismo destinado à alimentação de água em caldeiras quando há a falha do sistema padrão de alimentação de água, impedindo colapso do gerador de vapor.
Os injetores utilizam o próprio vapor do processo para injeção de água dentro da caldeira, através do sistema venturi e em razão do seu diferencial de pressão, estes injetores dispensam fontes de energia externa para funcionarem.
O sistema Venturi ocorre em sistemas fechados, onde o fluido em movimento constante dentro de um duto uniforme comprime-se momentaneamente ao encontrar uma zona de estreitamento aumentando sua pressão e consequentemente a velocidade ao atravessar a zona estreitada onde ocorre “também” baixa pressão, e se neste ponto se introduzir um terceiro duto, encontrará uma sucção do fluido contido nessa ligação.
Além disso, pelo fato de não possuir peças móveis em seu interior, e por não necessitar de energia elétrica ou qualquer outra forma de energia para seu funcionamento, os injetores são equipamentos de alto rendimento e versatilidade, garantindo a segurança no uso da caldeira.
Injetor de água para caldeira MBX: Importantes diferenciais
Os injetores da marca MBX representam um importante mecanismo para alimentação de água em caldeiras, principalmente por apresentarem alguns diferencias bastante importantes.
Assim como todo injetor disponível no mercado, são três as extremidades do corpo do injetor MBX:
- Entrada de água fria;
- Entrada de vapor;
- Saída de água para caldeira.
Estas partes da caldeira apresentam conexões forjadas (pontas para solda BW) preparadas para serem soldadas às tubulações. Essa condição facilita o manuseio nas montagens e desmontagens, além de oferecer maior segurança nas instalações, eliminando também os vazamentos nas conexões.
Além disso, os injetores de água MBX tem 100% de suas peças testadas, apresentando garantia, manual e certificação de qualidade. Por fim, sua produção é nacional, com a MBX oferecendo pronta assistência técnica e peças de reposição.
Dados técnicos e de operação do Injetor de água para caldeira MBX
Abaixo, são apresentados os dados técnicos do Injetor de água para caldeira da marca MBX:
- Acionamento manual;
- Possui válvulas de segurança contra alterações de pressão;
- Construção em Bronze (SAE – 660);
- Utiliza vapor da própria caldeira;
- Faixa de funcionamento entre 2,8 kgf/cm² à 9 kgf/cm²;
- Vazão de 600 a 14.900 l/h;
- Conexões de entrada e saída BSP;
- Haste de regulagem com maçaneta de alumínio;
Aproveite o conhecimento que você adquiriu neste texto e conheça toda a linha de produtos oferecida pela MBX Máquinas.
Se faltar água e a pressão estiver acima de 9kgf/cm2, não consiguirei utilizar o injetor?
Olá, Vagner. Tudo bem?
Pode até ser injetado com 10Kg, porém, raramente terá esta pressão na caldeira depois que as bombas pararem de alimentar. O injetor é projetado para pressões mais baixa. No entanto, é possível ser acionado com pressão de 10 kg, desde que seja feito o procedimento correto de acionamento.
Olá, tenho uma dúvida.
Uma Caldeira pode ser liberada para operação sem o funcionamento da injetora?
Boa noite.
Qual o problema que posso observar no funcionamento do injetor causado por possível incrustação?
Olá Francisco o injetor com as peças internas incrustadas, pode apresentar emperramento , ocasionando em ineficiência ou impossibilidade de acionamento no momento que ele precisar ser acionado , por exemplo na falta de energia elétrica ou na falha das bombas. Caso seu injetor estiver neste estado, por favor entre em contato conosco , apra lhe apresentarmos uma proposta, acesse o whatsapp do site https://mbxmaquinas.com.br/, ou entre em contato pelo fone 473531-6410
Emperramento, ineficiência no acionamento da água para dentro da caldeira , caso seu injetor esteja apresentado emperramento , entre em contato conosco pelo fone 47-988284797 ou pelo e-mail vendas@mbxmaquinas.com.br
Existe no mercado injetores para 14kg
Olá Alex. Injetores de água para caldeira são fabricados para caldeiras que operam com pressão de até 10 kgf/cm², para pressões maiores, deve ser aplicado gerador a gasolina, óleo, coluna de água, etc.