Ter junta de vedação para flange de qualidade é sinônimo de garantia quando a questão é evitar vazamento na conexão de tubulações em diversos setores industriais.
Continue a leitura e entenda o que são flanges e a importância de uma junta de vedação para flange de qualidade.
Flanges: responsável por unir dois componentes de um sistema de tubulações
Flange é um elemento industrial amplamente utilizado neste tipo de ambiente. Tem como função unir dois componentes de um sistema de tubulações. Como característica, o flange pode ser desmontado e remontado em pares unidos por parafusos sem grandes dificuldades.
Além do mais, a superfície de contato entre dois flanges é mantida sob força de compressão, proporcionando total vedação da conexão. Dessa forma, o flange é funcional e bastante versátil, permitindo a conexão das tubulações que não são permanentes.
No processo industrial com o uso de componentes hidráulicos, o flange se torna a melhor peça para esse tipo de instalação. Mas, para vedação total da tubulação, a junta de vedação para flange é também essencial e garante que esse processo tenha a máxima eficácia.
Junta de vedação para flange: Vedação mais eficaz e resistente
A junta de vedação para flanges é um elemento que pode ser empregado em aplicações que utilizem tampas de caldeiras, estufas, fornos, empilhadeiras, geradores e bombas. Ela é utilizada nas indústrias de siderurgia, papel e celulose, farmacêutico e alimentício. São também usadas no setor de manutenção industrial, equipamentos da indústria naval e automotiva.
Essas juntas de vedação são especialmente usadas para unir duas superfícies ásperas ou rugosas, sendo fabricadas em vários padrões que garantem maior eficiência e resistência.
Sendo assim, uma boa junta de vedação para flange, caso dos modelos fabricados pela MBX, apresenta as seguintes qualidades:
- Maior selabilidade;
- Fácil de instalar;
- Isento de amianto e grafite (limpo, facilitando o armazenamento e manuseio);
- Altamente compressível Atoxidade;
- Excelente resistência química.
Mas, para oferecer todos esses benefícios, a escolha da melhor junta de vedação para flange depende, além de um bom fabricante, de aspectos como: temperatura, resistência mecânica e pressão na passagem dos fluidos, sejam eles corrosivos ou não.
Para tanto, a escolha dos materiais destinados à fabricação da junta de vedação para flange tem grande efeito na forma como a junta se comporta durante a aplicação, como veremos a seguir.
Principais tipos de juntas de vedação para flange
Para uso nos mais diversos segmentos da indústria e bens em geral, a junta de vedação para flange se apresenta em diversos modelos, podendo ser:
- Juntas de vedação para flanges de face com ressalto (RF):
Esse modelo refere-se à altura do ressalto (1/4” e 1/6”), em que o diâmetro das juntas cortadas quase tocam os parafusos. O acabamento dessa junta pode ser com ranhuras ou liso.
- Juntas de vedação para flanges de face plana ou lisa (FF)
Cobrem toda face e apresentam furação para passar os parafusos cujo dimensionamento é pareado com o dos flanges.
- Juntas de vedação para flanges por desenho
A junta de vedação para flange por desenho possui excelente compressão e um ótimo ajuste. Ela pode substituir as juntas metálicas sem comprometer o desempenho.
- Juntas de vedação para flanges envelopadas
Indicadas e preparadas para flanges em situações de processos com alta corrosão ou suscetíveis a contaminações.
- Juntas de vedação para flanges espirais
A junta espiral metálica entra nessa lista onde as serrilhadas e dupla camisa também podem ser utilizadas para vedação de flanges, mas as espirais possuem uma combinação de material adequado para absorver altas e severas alterações de temperatura e pressão.
Com o formato em forma de espiral, essa junta permite preencher as irregularidades dos flanges, assegurando uma vedação mais hermética com ótima resistência a quaisquer variações das condições operacionais.
Gostou? Então aproveite as informações deste artigo para conhecer a junta de vedação de boca de inspeção de caldeiras da MBX.
0 comentários