Caldeiras industriais são equipamentos que funcionam sempre sob elevadas temperaturas e alta pressão. Em razão disso, a verificação, em momentos pontuais, de seus dispositivos é essencial, principalmente a manutenção de válvulas de segurança para caldeiras.
A devida manutenção de válvulas de caldeira se torna fundamental em razão da performance da válvula que é responsável por regular a pressão interna do equipamento, protegendo o capital investido e, em caso mais sérios, protegendo vidas.
Conheça a importância da manutenção de válvulas de segurança para caldeiras, veja como fazer isso e os processos envolvidos.
Porque fazer a manutenção de válvulas de segurança para caldeiras?
Válvulas de Segurança são dispositivos automáticos responsáveis pelo alivio de pressão em caldeiras e vasos de pressão. Elas são caracterizadas por uma abertura instantânea (POP), quando é atingida a pressão de abertura. São usadas para fluidos compressíveis como gases e vapor.
As válvulas de segurança para caldeiras foram projetadas para atuar somente em último caso, quando, antes dela, outros dispositivos responsáveis por mostrar ou interromper o aumento de pressão, falharam, não sendo possível ao operador tomar as ações necessárias para evitar o aumento da pressão.
Essa peça é tencionada para abrir e avaliar a pressão exagerada da caldeira e para religar e evitar a liberação a mais de fluido depois das condições normais terem sido restauradas.
Por ser o último recurso, válvulas de segurança para caldeiras precisa funcionar! Caso contrário, as consequências serão trágicas.
Por isso, a válvula é um dispositivo de segurança que deve fazer parte de um programa de inspeção e manutenção dentro da indústria.
Prazos de inspeção das válvulas de segurança
A manutenção de válvulas de segurança para caldeiras é uma exigência presente na Norma Regulamentadora Nº 13.
A NR 13 estabelece prazos de manutenção de válvulas de segurança para caldeiras de acordo com o tipo de fluido, volume e temperatura. Esses prazos correspondem à inspeção interna dos equipamentos protegidos pelas válvulas de segurança, ou seja, a inspeção e manutenção da válvula deve sempre coincidir (no máximo) com a inspeção interna da caldeira.
Dessa forma, conforme item 13.4.4.8 da NR-13:
As válvulas de segurança instaladas em caldeiras devem ser inspecionadas periodicamente conforme segue:
A) pelo menos 1 (uma) vez por mês, mediante acionamento manual da alavanca, em operação, para caldeiras das categorias B e C.
B) as válvulas flangeadas ou roscadas devem ser desmontadas, inspecionadas e testadas em bancada (Anualmente).
Os prazos determinados pela NR 13 são de acordo com o fluido que está no equipamento protegido, porém, se a válvula estiver instalada num ambiente agressivo (corrosivo), prazos menores devem ser melhor previstos pelo usuário.
Manutenção, Calibração e Aferição em Válvulas de Segurança
A Manutenção, calibração e aferição das Válvulas de Segurança são processos de suma importância na garantia da segurança operacional de caldeiras.
Essa importância também se faz presente na Norma Regulamentadora NR13, que indica que a não calibração dos dispositivos de segurança é considerado RGI, ou seja, risco grave e iminente.
Dessa forma, vale reforçar que a manutenção da válvula de segurança para caldeiras é extremamente essencial. Ela deve se iniciar com a retirada da válvula da caldeira instalada, com ela sendo enviada para uma empresa especializada e capacitada para este processo.
Nesta empresa a Válvula de Segurança é desmontada e recebe a devida manutenção. Após isso, a válvula será aferida, lacrada e enviada para a empresa com o Laudo de calibração. Com isso, a Válvula de Segurança está pronta para ser instalada novamente no local.
Importante: a caldeira não poderá funcionar sem uma Válvula de Segurança. Assim, para não tem o equipamento parado a recomendação é ter uma válvula que esteja devidamente calibrada para substituir a válvula que será retirada e enviada para aferição em bancada, até que a mesma retorne calibrada.
Nunca negligencie a manutenção das válvulas de segurança para caldeiras
Na indústria é de extrema importância implantar um “Check List” para manutenção de válvulas de segurança. Dessa forma garantimos a padronização dos procedimentos e a confiabilidade necessária aos equipamentos.
Como sabemos, a manutenção de caldeiras é essencial para a continuidade da indústria. Para as válvulas de segurança a necessidade da manutenção preventiva está relacionada não apenas a manter a continuidade do processo, mas também preservar o capital investido e a vida de colaboradores.
Além disso, a manutenção das válvulas, caso seja executada por empresa de confiança, permite o trabalho de profissionais sempre treinados, objetivando a melhor solução e garantindo o tipo de serviço que mais se adapta ao maquinário.
Quer saber mais sobre caldeiras e demais dispositivos? Então acesse o blog da MBX e tenha muito mais informação.
Se a válvula de segurança abre e ñ fecha quais são os riscos que pode causar?