Em caldeiras, a eficiência na injeção de água é uma necessidade para o bom funcionamento deste gerador de vapor. Cabe ao injetor de água para caldeiras garantir a alimentação de água, na ausência de fontes de energia externas. Vale ressaltar que é uma exigência presente na NR-13.
Neste contexto, dentre os injetores de água oferecidos para o mercado nacional, o injetor de água para caldeiras da MBX merece grande destaque, principalmente devido à sua característica construtiva e padrão de qualidade.
Entenda a importância dos injetores de água para caldeiras e conheça os principais diferenciais do dispositivo fabricado pela MBX.
Funções de um injetor de água para caldeiras
Em uma caldeira, a alimentação de água significa promover a reposição da água que é transformada em vapor pela caldeira.
Tipicamente, essa alimentação da água na caldeira se dá por bombas centrífugas de alta pressão que são acionadas por motores elétricos.
No entanto, se essa reposição não ocorrer, a quantidade de água dentro da caldeira tende a diminuir, consequentemente os tubos superaquecem, causando danos em toda a estrutura do equipamento. Tal fato eleva a ocorrência de possíveis e sérios acidentes.
Para evitar essa ocorrência, o uso de um injetor de água para caldeiras torna-se obrigatório e uma exigência da Norma Regulamentadora número 13 (NR-13).
Sua função é suprir a alimentação de água nas caldeiras em casos de parada da bomba d’água movida por energia elétrica.
Funcionamento do injetor de água para caldeiras
Na ausência de energia, o injetor será imediatamente colocado em operação e utilizará o próprio vapor gerado para injetar água na caldeira. Com isso, garante-se a segurança operacional desse equipamento.
Cabe ao injetor utilizar o próprio vapor do processo para a injeção de água na caldeira, através do sistema venturi. Diante desse diferencial de pressão, estes injetores dispensam fontes de energia externa para funcionarem.
Essa característica atende às exigências da norma regulamentadora NR-13, como sistema independente de alimentação de água para caldeiras de combustível sólido não atomizado ou queima em suspensão.
Além do mais, pelo fato de não possuir peças móveis em seu interior, e por não depender de energia elétrica, os injetores de água para caldeira são equipamentos de alto rendimento e versatilidade, garantindo a segurança no uso do equipamento.
Dados técnicos e vantagens
A MBX tem seu foco totalmente voltado à pesquisa e fabricação de produtos inovadores, atendendo todo o território nacional. Fabricamos produtos de alta performance e qualidade para empresas de todos os segmentos.
Para essas empresas, a MBX fabrica um excelente injetor de água para caldeiras. Os injetores da MBX promovem a alimentação de água em caldeiras com grande eficiência, sempre que necessários, principalmente por apresentarem alguns diferenciais bastante importantes.
As extremidades do corpo do injetor MBX (de entrada de água fria, entrada de vapor e saída de água para caldeira), são de conexões forjadas (pontas para solda) preparadas para serem soldadas nas tubulações com grande eficiência.
Essa condição facilita o manuseio para montagens e desmontagens e oferece maior segurança nas instalações. Também elimina a ocorrência de vazamentos nas conexões.
São dados técnicos do injetor de água para caldeiras MBX
- Acionamento manual;
- Possui válvulas de segurança contrapressão;
- Utiliza vapor da própria caldeira;
- Faixa de funcionamento (2,8 kgf/cm² à 9 kgf/cm²);
- Vazão de 600 a 1.400 l/h;
- Conexões de entrada e saída BSP;
- Haste de regulagem com maçaneta de alumínio;
- Diâmetro nominal: 3/4”.
Vale ressaltar que os injetores de água MBX tem 100% de suas peças testadas, com total garantia e qualidade, além de pronta reposição caso necessário.
Por fim, a produção deste injetor é totalmente nacional, com a MBX oferecendo pronta assistência técnica e um dispositivo que tem o melhor preço do mercado.
Saiba mais sobre os dispositivos utilizados na sua caldeira acessando o blog da MBX.
0 comentários