• BLOG
  • HOME
  • EMPRESA
  • PRODUTOS
    • VÁLVULAS
      • VÁLVULA DESCARGA DE FUNDO (CALDEIRA)
      • VÁLVULAS GLOBO
      • VÁLVULAS GLOBO COM FILTRO
      • VÁLVULAS AGULHA
    • INJETORES
    • FILTROS
    • EQUIPAMENTOS MBX
      • MBX 2000
      • MBX 2000 SLIM
  • ASSISTÊNCIA
  • CONTATO

Corrosão em caldeiras? Fique atento às principais causas

23 out, 2020 | Caldeira, Dicas, Informações | 0 Comentários

Corrosão em caldeiras: principais causas

As caldeiras são equipamentos amplamente adotados em indústrias. Elas trabalham sob alta pressão e temperaturas elevadas, por isso qualquer problema precisa ser rapidamente identificado e corrigido. Um dos mais recorrentes é a corrosão em caldeiras.

É um mal natural, independente do tipo e da usabilidade do equipamento, mas que, em alguns casos, pode gerar danos sérios. Por isso, é fundamental conhecer quais são as causas mais frequentes e quais devem ser as medidas de prevenção para reduzir as consequências deste problema.

Veja quais são as principais causas de corrosão em caldeiras e saiba quais são as medidas preventivas para evitar a ocorrência dela.

 

Conteúdo ocultar
1 Tipos mais comuns de corrosão em caldeiras
2 Como evitar maiores danos decorrentes da corrosão

Tipos mais comuns de corrosão em caldeiras

A corrosão costuma ocorrer de forma “silenciosa” e não detectável pelos instrumentos de operação da caldeira (válvulas de segurança e pressostatos), pois não são necessariamente acompanhadas de elevação de pressão de operação.

Alguns dos principais causadores da corrosão em caldeiras são:

  • pH ácido;
  • Presença de sólidos suspensos;
  • Cobre e níquel;
  • Oxigênio dissolvido;
  • Elevação do hidróxido de sódio e dos cloretos, entre outros.

Assim, de modo geral, a corrosão em caldeiras pode ocorrer das seguintes formas:

Oxidação do ferro – Essa é uma das causas mais frequentes da corrosão. Caldeiras são constituídas principalmente por aço carbono e este é sensível à ação da água e, se sujeito a altas temperaturas, pode acontecer com frequência.

Algumas vezes, o filme de magnetita impede que a corrosão ocorra na caldeira em pouco tempo. No entanto, a partir do momento em que há choques térmicos e dilatações nas bordas dos tubos, essa camada de magnetita desaparece, iniciando o processo de oxidação do ferro.

Fragilidade caustica (ou fendimento por álcalis) – Ocorre quando o hidróxido de sódio (soda cáustica), em concentrações elevadas (acima de 5%), migra para fendas ou outros locais em que não há mais a película protetora de magnetita, reagindo assim diretamente com o ferro.

Esse tipo de corrosão recebe o nome de fragilidade caustica, ou fendimento por álcalis.

Corrosão salina – Cloretos aceleram o processo de corrosão em caldeiras, pois tendem a migrar para regiões onde não há magnetita, dando início ao problema.

Ainda há a questão da hidrólise do cloreto de magnésio, que se transforma em ácido clorídrico e atinge o aço dos componentes da caldeira.

Corrosão por gases dissolvidos – Reações químicas podem originar substâncias que conseguem atingir as estruturas da caldeira e acelerar o processo de corrosão. Uma destas substâncias é o sulfeto de ferro, que é produto da reação do gás sulfídrico com sulfito de sódio, usado no tratamento da água.

O dióxido de carbono é outro elemento que também pode trazer transtornos às caldeiras, pois a água, em contato com o gás, deixa o líquido acidificado e, como consequência, há a formação de pites.

Conheça nossos equipamentos para caldeiras | Solicite orçamento | MBX Máquinas

Como evitar maiores danos decorrentes da corrosão

A corrosão em caldeiras é um problema que se torna inevitável sob algumas circunstâncias, por isso, o melhor meio para reduzir a seriedade deles é a prevenção e o tratamento da água de alimentação de caldeiras.

A indústria tem a disposição diferentes tipos de tratamentos das águas que são utilizadas nas caldeiras e que controlam o processo corrosivo. Veja abaixo:

  • Tratamentos externos nas águas de alimentação através da sua clarificação com agentes e equipamentos adequados:

Este tipo de tratamento compreende a remoção da turbidez, cor e gases; retirada de ferro, manganês e de dureza; desmineralização; remoção de gases.

  • Tratamentos internos:

Este tipo de tratamento tem a remoção química do oxigênio por meio de desaeração com sulfito de sódio, com hidrazina e pela neutralização de dióxido de carbono.

Nas caldeiras de baixa e média pressão, os tratamentos podem se basear em precipitante – fosfato mais polieletrólito; complexométrico; misto e dispersante.

Quantos às caldeiras de alta pressão, devemos trabalhar com água desmineralizada e condensada, recuperada com a máxima pureza.

Até mesmo as caldeiras que estão fora de operação precisam ser protegidas contra corrosão. Para isso, a recomendação é usar água desaerada com hidrazina ativada ou sulfito de sódio catalisado. As caldeiras inativas podem ter defesa úmida ou seca.

Aproveite e veja quais devem ser as principais medidas para manter o bom funcionamento da sua caldeira. 

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Saiba mais sobre as soluções para limpeza de tubos de caldeiras - MBX Máquinas - […] a indústria, desde quedas de desempenho da caldeira até problemas sérios de segurança, como processos corrosivos e acidentes de…

Enviar um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Válvula Globo com Retenção tipo pistão: Eficiência Integrada

Se você trabalha com sistemas industriais que exigem controle de fluxo e segurança contra refluxo, sabe como cada componente faz diferença no desempenho e na confiabilidade da planta. Neste post, vamos apresentar uma solução prática e inteligente: a válvula globo com...
Leia mais

Veja como economizar até R$100 mil por ano com sua caldeira.

Você sabia que manter a limpeza adequada da sua caldeira pode resultar em economias significativas, chegando a até R$100.000,00 por ano? A MBX apresenta o MBX 2000, uma solução inovadora para a limpeza interna de tubos de caldeiras, garantindo eficiência energética,...
Leia mais

Descarga de Fundo: Maximizando a Vida Útil da Caldeira

Já falamos em outras postagens sobre como otimizar a eficiência de combustão e melhorar a performance das caldeiras. Mas hoje queremos abordar um tema que muitas vezes passa despercebido, mas que é essencial para garantir o desempenho ideal da sua caldeira: a descarga...
Leia mais

Válvula de retenção tipo wafer: Vantagens e aplicações

Toda válvula de retenção tipo wafer é caracterizada como um dispositivo bastante importante para diversos processos industriais. Ela é comumente utilizada em tubulações para evitar o refluxo de gases, líquidos e vapor. Definição de válvula de retenção tipo wafer A...
Leia mais

Veja como a temperatura de gases influencia a regulagem da sua caldeira

Em praticamente todos os setores industriais, o uso de uma caldeira industrial é imprescindível. Mas, para que este equipamento funcione bem, é preciso controlar algumas variáveis que permitam uma melhor regulagem do equipamento. Dentre essas variáveis, controlar a...
Leia mais

Como economizar combustível e aumentar o rendimento da sua caldeira?

Você tem uma caldeira que está com todas as manutenções e inspeções em dia, mas que ainda vem tendo problemas de rendimento, elevando gastos com o consumo de combustível? Saiba que este problema pode ocorrer em virtude de vários fatores. Quando não controlados, eles...
Leia mais

Saiba como realizar a limpeza das válvulas industriais

Boas válvulas utilizadas em sistemas industriais são construídas para terem uma boa durabilidade. Para durarem o esperado, elas dependem de vários cuidados. E um desses, sem dúvidas, é a limpeza das válvulas industriais. Quando recebem a devida limpeza, dentro de um...
Leia mais

Eficiência energética dentro das indústrias: Saiba como funciona

Tema que vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões entre empresários e o setor produtivo, a eficiência energética vem se configurando quase que uma exigência, principalmente por reduzir custos e respeitar a sustentabilidade. Basicamente, a eficiência energética...
Leia mais

Peças de reposição: Essenciais para uma eficiente manutenção da caldeira

Para garantir maior segurança e continuidade dos procedimentos industriais, a manutenção da caldeira é uma necessidade recorrente. Mas, para isso, dispor de peças de reposição é fundamental. Durante a manutenção das caldeiras, o técnico terá que substituir peças...
Leia mais

Manutenção de caldeiras: por que realizar periodicamente?

Em muitos processos que ocorrem dentro da indústria, dispor de energia gerada por caldeiras é um fator essencial. Exatamente por isso, priorizar a manutenção de caldeiras é de grande importância. Caso a indústria não invista em uma manutenção periódica de suas...
Leia mais

Assine nossa newsletter

Acompanhe-nos
nas redes sociais!

Facebook MBX Linkedin MBX

Acompanhe-nos
nas redes sociais!

Facebook MBX Linkedin MBX

Endereço:
Av. Gov. Ivo Silveira, 544, Canta Galo CEP 89.163-053 – Rio do Sul – SC

E-mail:
vendas@mbxmaquinas.com.br

Telefone:
(47) 3531-6410

Navegue pelo site:

Home
Empresa
Assistência
Blog
Contato

 

Copyright © 2020 – MBX. Todos os direitos reservados.